15 dezembro 2012

III BLOGAGEM COLETIVA DE NATAL


BLOGAGEM COLETIVA  DE NATAL



ALEGRIAS  DE NATAL

                           
  

                            Agradeço à amiga Rosélia pelo convite, na verdade pegou-me em um momento de tristeza, como devemos sempre estar atentos aos convites que Deus nos faz  compreendi e absorvi o “recado” do amigo divino.
                           Remexendo no Baú de minhas recordações vislumbrei muitas alegrias de Natal vividas, entretanto as que permearam minha infância e adolescência  deixaram marcas indeléveis que nortearam atitudes da minha vida presente.
                           Resgatar nossos momentos de alegrias vivenciadas é atestar para o embasamento do agora o que foi construtivo no passado.
                           Vejo-me criança... Ansiosa esperava que mamãe terminasse de costurar o meu vestido e o da minha irmã... Era nossa
1ªComunhão!

legenda: na parte superior Eu e ao lado minha irmã mais nova (Maria Tereza)
                 na parte inferior , juntas no altar, Maria Tereza e eu). Ao lado minhas 
                 duas sobrinhas , Indhira e Geovana( no tempo delas os trajes mudaram).
                 Ambas  já são mães, cristãs e com lindos e bem encaminhados filhos na vida,                        
                 engajados nos movimentos da Igreja Católica.








                            Neste dia o interior onde morávamos, zona rural de uma cidade canavieira, vestia-se de festa, tudo era motivo de felicidade: as meninas vestidas de longos vestidos brancos, uns de renda outros de organdi, traziam na cabeça  arranjos de flores , nas mãos enluvadas o catecismo de capa madrepérola.

                           A alegria de receber Jesus pela primeira vez, foi importante  para minha fidelidade cristã.
                            Interiormente compreendíamos a importância daquele momento, mas também a forma festiva como era celebrada a ocasião   após a cerimônia com bolos , pães, leite, café , doces pra todos os comungantes e respectivas famílias e convidados  selava o compromisso  estabelecido por cada um de nós .
                                      Esta Alegria de Natal foi marcante!
                           Como esquecer as inúmeras  vezes em que fui o Anjinho que ficava das  dez à meia noite ,hora da Missa do Galo, sentada bem quietinha  , no telhado da lapinha onde se encontrava representado por pessoas do lugar o Presépio vivo do Nascimento de Jesus?
                           Enchia-me de Alegria participar deste ato !
                         legenda: esta representação de um Presépio deNatal é para mostrar como no Presépio Vivo ficava a  localização das pessoas, como Anjinho, ficava sentada no topo da Lapinha , que era erguida em frente à casa dos Usineiro Lael  e Edla Sampaio , pessoas religiosas e caridosas, eles eram meus padrinhos.Lembro que havia um grande Flamboyan  que ela carregava de presentes para serem distribuidos com as crianças filhas dos operários e funcionários , era uma felicidade imensa para a criançada...Ajudei a embrulhar muitos  deles e foi num destes natais que recebi o meu brinquedo favorito : o Juarez ( meu boneco de pano gigante)!            

                    Quando terminava a Missa do Galo era chegada a hora de passear com as amiguinhas pelos locais da festa onde armavam o Parque de Diversões: carrossel, barcos que literalmente “voavam” impulsionados  de um lado ao outro, sombrinha  ( não sei se ainda existe este brinquedo) era o único que não  me dava medo!
                   Como não lembrar a alegria que dava de jogar argolas, atirar no alvo, para resgatar brindes? Quase nunca acertava, mas ficava feliz.
                   A menina cresceu  e a maior alegria era voltar para casa no Natal, reencontrar a família , os amigos e mostrar ao namorado ou novo amigo  as belezas do lugar e suas tradições.
                   Era no dia de Natal que os amigos se reuniam  para tocar violão, cantar, relembrar a infância  e pensar no futuro de cada um , alguns destes perderam-se no tempo, talvez não estejam mais entre
nós ...Dambinha, Célia, Ivan, Mariza, Carlos, Lau, Beata, Darcy, Adrina,
Lia Calou, Lili e tantos outros que  me fogem à memória...Por onde andam vocês... Pelo menos aqui, agora estão resgatados como pessoas
que  me trouxeram grandes Alegrias de Natal! As mais importantes, pois me tornaram o que sou hoje... Solidária e amiga, feliz com a felicidade de seus amigos!
                    Jesus , nosso maior e melhor amigo,nos quer felizes,
Façamos também a alegria dele neste Natal: vamos aderir incondicionalmente  a Ele na figura de nosso irmão.


                                FELIZ NATAL!

Escrito por Maria Claudete F.H.Batista

16 comentários:

  1. Vim saber das suas ALEGRIAS conquistadas. Também estou participando e achei muito bela a iniciativa da amiga Rosélia...
    Deixo um abraço e desejo um grande dia!!!


    ResponderExcluir
  2. Claudete,
    penso que é assim mesmo, nos momentos de tristeza sempre recebemos do Mestre os sinais que nos incentivam a continuar!
    E linda esta sua recordação da primeira Comunhão... levou-me lá tão longe, no dia da minha - Igrja linda, manhã, a luz do sol entrando jogando sobre mim as cores do vitraux lindo com imagens santas, foi inesquecível. Até hoje, me emociono quando passo por lá. Nós tão pequeninas e já amando ao pai Amoroso, Senhor Deus.
    Lindinhas suas fotos. Amei!
    É uma alegria a religiosidade no coração.
    Bom lhe conhecer, amei estar aqui.
    E sim como disse a joaninha Chica, a vida é a nossa alegria!
    Beijos no seu coração.
    Feliz Natal e um Ano Novo com paz e harmonia!

    ResponderExcluir
  3. Como é lindo ver as alegrias de cada uma de nós blogueiras. Adorei ver as tuas, sempre legais e mostrando um pouco de ti! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Avida é uma alegria e é como um carrocel gira..gira...ainda bem que tem tanta energia e tanta alegria,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. A vida esta sempre recriando a Festa e a Solidão nos mesmo salão, mas com a fé que temos sabemos conviver com esta transição e voce belamente fez uma otima biografia de suas alegrias com lembranças ternas.
    Bela participação Claudete.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  6. Veja só que milagre: pétalas de flores em cada lembrança! abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Claudete
    Deve ter estranhado meu "sumiço"... expliquei as razões no face e no próprio blog no comentário... espero que já tenha lido...
    Estou melhor um pouco (não posso me deter muito por aqui e o blog voltou ao ar só há pouco)
    Fico muito feliz por ter participado desta distribuição de alegrias ou ao longo da vida ou ao longo do ano que se finda... Era bem esse o objetivo primordial da blogagem: animarmo-nos!!!
    Isso só nos cria mais ânimo e generosidade para assumirmos, com garra, o novo que virá...
    Clau, quantas alegrias espalhadas ao longo da sua vida!!! E que bom que partilhou conosco!!! Mas não fiquei alheia a uma que me pareceu primordial: vc está atenta aos sinais de Deus e isso é excelente pois Ele nos fala pelos demais também... Parabéns!!!
    "ANIME-SE, MANTENHA O ESPÍRITO ELEVADO, AS COISAS VÃO MELHORAR".
    (Anne Frank)
    Me perdoe a demora em passar... aos poucos chego em todos...
    Bjs de Boas Festas

    ResponderExcluir
  8. Maria Claudete, amiga tão querida, Deus sempre vem com sinais pra nos mostrar que o sofrimento pelo qual estamos passando tem algum propósito, para o crescer interior ou algo que pra nós Ele esteja a preparar.
    Ter sido convidada, pela querida Rosélia, para falar da alegria, nos presenteou com momentos lindos.

    Deus a abençoe!
    Fique em paz!

    Beijos com muito carinho.

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudete,
    conforme disse em minha participação:o que chamamos coincidências, são as sintonias divinas atuando em nossos dias.Não foi por nada que o convite da Rosélia para,justamente, esta BC lhe chegou e ao aceitá-lo, vc trouxe à luz as tantas alegrias de antes e de agora, revendo que há motivos para sorrir, apesar de...
    Bjos, paz e bem.
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Linda a sua contribuição.
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Claudete
    Venho, novamente, para uma despedida de férias onde poderei não só descansar como curtir o primeiro níver de um netinho e as respectivas Festas de fim de ano junto à família (que curto muito)...
    Venho expressar, publicamente, uma vez mais, o meu agradecimento pela imensa consideração para comigo, meu blog e o meu convite de mais uma blogagem pois sei que foi num mês de muitos afazeres e tivemos todos que nos desdobrar para vencer mais essa etapa que vejo como AMIZADE irrestrita pois os tenho assim aqui na blogosfera...
    Alguns vieram, via e-mail ou outros, responder ao chamado (alegando o motivo pelo qual não puderam participar desta vez) e me dar uma satisfação por pura amizade também visto que nem seria preciso pois eu compreendo, perfeitamente, como todos estamos atribulados (apesar de felizes) nestes dias finais do ano de 2012...
    Relembramos infância, adolescência, juventude até aqui... Foi bom demais!!!
    A maioria optou pelas alegrias tão somente e uns fizeram a gente ter a certeza de que o Bem vence o mal ou seja, aqui no caso, a Alegria vence a não alegria...
    Foram diversas formas de expressão que me fizeram saltar do outro lado da tela de alegria pura...
    Como fiquei feliz com o que vcs postaram com tanto carinho e esmero!!!
    Dizer obrigada é pouco demais mas eu me sinto na condição de dizê-lo com o coração, mesmo assim: MUITO OBRIGADA...
    Não teve um só post que deixou a desejar porque TODOS foram escritos por amizade e é isso, para mim o que conta, viu???
    Sabedoria humana tem a sua vez e hora mas aqui não é o que tem prioridade para mim e sim, SINCERIDADE DE CORAÇÃO... o que não lhes falta para comigo...
    No mais, agradeço essa abertura do coração de TODOS... acho isso esplêndido!!!
    Vibro do lado de cá... nunca espero menos numa blogagem assim, saí dela muito enriquecida e, como viajarei amanhã, passo para agradecer tão somente.
    Bjs fraternos de Boas Festas

    ResponderExcluir
  12. Um Natal mágico e um ano novo cheio de sonhos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Gosto mto dessa época..fico um pouco melancólica e saudosista. Mas é uma época linda..que seu Natal seja maravilhoso e repleto da presença de Deus!! =**

    ResponderExcluir
  14. Claudete,me emocionei aqui com seu relato!Muito bonita sua vida junto a familia e amigos tão especiais!Me lembrei de quando morava no interior tb!Quanta amizade daqueles tempos!Obrigada por sua presença amiga em meus blogs e desejo um Natal pleno de paz e alegrias a vc e sua familia!bjs,

    ResponderExcluir
  15. Ola Claudete!
    Venho agradecer a visita e deixar mmeus votos de um Feliz Natal e um abençoado 2013. Tem um mimo pra vc lá no meu blog.
    Muito bom a reflexão que nos proporcionou a participação na blogagem coletiva, nossa amiga Rosélia sempre com grandes inspirações. Abraços, Ieda.

    ResponderExcluir
  16. Que lindo!
    Em dezembro último, mais precisamente no dia de N Sra da Conceição, pude retornar a Igreja em que recebi minha Primeira Eucaristia, comemorando 42 anos dessa data tão especial em minha vida. Tbém compartilhei esse dia com uma de minhas irmãs e pude estar com ela comemorando. Foi muita emoção.
    Bjks

    ResponderExcluir

É importante seu comentário, somente acrescenta.
Que seu dia seja pleno de realizações e Amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...